segunda-feira, 21 de maio de 2007

Estacionamento para deficiente físico - progressos


Já têm duas semanas de funcionamento as vagas de estacionamento reservadas para deficientes físicos na loja principal do Supermercado Avenida. São duas vagas, perfeitamente sinalizadas com o símbolo internacional de acesso – SIA, na versão mais apropriada, que é a de símbolo em branco sobre fundo azul. Além disso, as vagas são protegidas por cones de sinalização, os quais, em casos extremos, podem ser empurrados pelo pára-choque dos veículos dos portadores de deficiência. No entanto, os atentos vigilantes do estabelecimento em geral estão a postos para retirar os cones, quando é o caso.

Nestas primeiras semanas de funcionamento adequado das vagas – antes era uma, insuficientemente sinalizada e invadida por motocicletas – foi possível observar a resistência de alguns motoristas e, especialmente, motociclistas, em respeitar o estacionamento reservado. No entanto, nada que uma palavra de orientação, ou mesmo de advertência, não resolva. É que, frente a uma vaga bem sinalizada, não fica fácil tergiversar e tentar fazer o errado passar-se por certo. Com o tempo, os assisenses se acostumarão, como aconteceu em muitas outras cidades, com a idéia de que a vaga para deficientes precisa estar disponível para os deficientes, e só para eles.


4 comentários:

Tatiana Machado disse...

Elcio, esses progressos estão relacionados aos seus exercícios de cidadania publicados no jornal local? Mudanças de comportamento assim tão rápidas não costumam acontecer sem estímulo, não é mesmo?
Fico feliz que os assisenses estejam progredindo e que você esteja participando ativamente desse processo.

Bacio.

Elcio Machado disse...

Não sei, Tatiana. A foto que ilustrou a primeira matéria, com as motos ocupando a vaga para deficientes, foi tirada na quinta-feira e publicaxda no jornal do sábado. No sábado apresentaram-se pintores no local, para reforçar a sinalização e criar mais uma vaga. Prefiro achar que era algo já planejado antes pelo supermercado.
:o)
Bacio

Anônimo disse...

De qualquer forma, planejado anteriormente ou como reação, me parece que existem aí duas ações (o estímulo, de um lado, e a disposição à mudança, do outro).
Oxalá, a própria mudança seja estímulo extensivo a tantos outros que se disponham também a participar do processo, não é?

Elcio Machado disse...

Obrigado pela visita ao blog.
Sim, concordo. Existem as duas ações. A disposição para a mudança esbarra, algumas vezes, em dificuldades do tipo "Como fazer? Quais são mesmo as medidas? Como tornar operacional?". O que me faz supor planejamento prévio é que as medidas do SIA (Símbolo Internacional de Acessibilidade)estão corretas e isso pressupõe pesquisa. A Internet ajuda muito, mas mesmo assim dispendi algumas horas para encontrar os dados referentes ao símbolo.
E, sim, esperemos que o estímulo seja extensivo. A idéia é essa. :o)