quinta-feira, 26 de abril de 2007

Assis na Semana Mundial da ONU de Segurança no Trânsito

Assis começou muito bem a Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito, que ocorre de 23 a 29 de abril. É que, no dia 23, foi operacionalizado o novo sistema de alças no cruzamento da avenida Rui Barbosa com a avenida Otto Ribeiro/Perimetral, com instalação de um semáforo de duas fases. E com uma (para Assis) novidade, na avenida Rui Barbosa: ele tem uma barra vertical lateral indicadora de tempo, na passagem do verde para o vermelho e vice-versa, o que seguramente reduz a ansiedade dos motoristas. É um tipo de semáforo comum em Londrina, onde o trânsito, apesar de denso, flui bem.

Quanto mais em quantidade, e mais em qualidade, a sinalização contribui significativamente para a segurança no trânsito. Dentre os fatores de risco de acidentes que causam vítimas, apontados pela Organização Pan-Americana da Saúde, que é o órgão regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde, estão os problemas na intra-estrutura de rodovias e vias públicas, incluindo a sinalização. Por acaso ou não, Assis contribui com a campanha, ao melhorar a sinalização na sua principal via, a avenida Rui Barbosa.

Campanhas como a da OMS são fecundas, como demonstram as várias atividades programadas em todo o país. Ainda hoje, em Brasília, reúnem-se representantes do Conselho Federal de Psicologia, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Universidades Federal de São Paulo e Católica Dom Bosco (Mato Grosso do Sul) e ONGs Criança Segura e Rua Viva, parceiros na iniciativa de criar um Movimento Nacional pela Democratização do Trânsito. Outras 22 entidades também participam, buscando um espaço coletivo de construção de políticas públicas de trânsito, atuando de forma crítica e transparente, e estimulando a cultura de controle social do trânsito no Brasil. Em algum momento, essa iniciativa chegará a Assis.

Texto publicado no Diário de Assis nº 1.523, página 2 (28/04/2007)


Fontes:
http://www.pol.org.br/noticias/materia.cfm?id=734&materia=1126
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/noticias_detalhe.cfm?co_seq_noticia=28856
http://www.opas.org.br/mostrantp.cfm?codigodest=612

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom, muito bom!
-pelas letras maiores;
-pelo aceite do empurrão;
-por continuar postando.
Torcendo aqui para dar certo a idéia que colocou em prática! Me conta?
Fico feliz, viu...beijo.

Elcio Machado disse...

Ah, demorei um pouco, mas descobri ode fica o controle das letras. :o)
Quanto à idéia, vamos esperar até sábado.
Beijo