sábado, 9 de outubro de 2010

Espertezas em Ubatuba

                                                                                                        Marlene CW 
Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, rua Pedro Barbosa 248, Perequê-Mirim, Ubatuba, SP. - Imagem: © Marlene CW

Política é para políticos, diz-se. O exercício de mandatos eleitorais é sim para políticos, mas a participação no mundo político é para qualquer cidadão, e, mesmo, para qualquer proto-cidadão (no conceito de cidadão-eleitor), como é o caso das crianças e adolescentes que ainda não completaram 16 anos de idade.
Dentre as habilidades do político, é certo, estão as de ser esperto e de não ser ingênuo. É um mundo cão, onde a esperteza de corretamente avaliar a conjuntura é tão imprescindível como a de jamais embarcar em canoa caiçara furada por ingenuidade. Caso contrário, será engolido pelo mundo do poder. O poder queima, é brasa viva. Que o digam Jânio Quadros, Collor e José Dirceu, dentre muitos outros.
Mas a vivaz esperteza não é, e nem pode ser (poder ser-dever ser), desrespeito a preceitos éticos. Não é (não pode ser) um mundo de vale-tudo. Recebi ontem, aqui no pé do morro do Funhanhado, envelope de plástico reciclado fechado com um selo em fundo verde: "Ficha Limpa - A lei que o Brasil faz valer". E, dentro, propaganda eleitoral de dois candidatos apoiados pelo prefeito Eduardo César, um dos quais Gil Arantes, cuja ficha já foi citada pela mídia. Envelope de plástico reciclado por fora, dentro panfletos insustentáveis, não-recicláveis pelo alto teor de metais nas tintas empregadas.
A seção eleitoral 104, onde voto, será instalada na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, na rua Pedro Barbosa 248, aqui no Perequê-Mirim. Há uma aula de esperteza do vale-tudo no terreno vizinho a ela, para que a garotada aprenda desde cedo o que é isso. Basta ver a foto: a propaganda está dirigida a quem estiver no interior do pátio da escola-seção eleitoral, e mostra o bom moço presidente da Câmara Municipal apoiando candidato que consta como "deferido com recurso" na Justiça Eleitoral.
A cara de pau de alguns políticos impressiona. Talvez seja outra das habilidades necessárias.

- Texto publicado originalmente na Revista eletrônica O Guaruçá em 30/09/2010
.

Nenhum comentário: