quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Na Ubatuba de Eduardo César, transição nanica



O prefeito de Ubatuba, Eduardo César - ele ainda é o prefeito, chefe do Poder Executivo Municipal, com todas as responsabilidades inerentes ao cargo -, a despeito de ter declarado intenção de facilitar o processo de transição administrativa para a posse do novo prefeito, Maurício Moromizato, na prática nada fez, até o dia 31/10/2012. Conforme matéria publicada pelo jornal Imprensa Livre em 1 de novembro, o prefeito eleito precisou atuar "por fora", coletando dados do site do Tribunal de Contas, conversando com a Câmara Municipal sobre orçamento para o próximo ano, protocolando (com base na Lei de Acesso à Informação, algo disponível a qualquer cidadão comum) pedidos de informação sobre contratos (vigência, vencimentos) e situações específicas. Sobre os pedidos legais, revelou um de seus assessores, o Ministério Público, como fiscal da lei, foi alertado. Na entrevista que (por telefone) concedeu à repórter Thereza Felipelli, do jornal Imprensa Livre, disse que "na área da Saúde, tem um grupo trabalhando com "informações sobre a Santa Casa" e que houve também contatos com o Corpo de Bombeiros, comando da Polícia Militar e também com a Polícia Civil, para obter informações sobre a Operação Verão. Quanto à coleta de lixo, não mostrou preocupação, pois "é terceirizada". Mas disse que, de qualquer forma, vai conversar com a empresa. Em tom conclusivo, disse que "é nesse pé que está a transição, a meu ver, infelizmente. Gostaria de ter mais acesso. Mas estamos trabalhando e nos preparando para assumir." Completou dizendo acreditar que até o final de novembro terá um bom diagnóstico da cidade, ainda não completo, "mas já adiantado nas questões mais cruciais, como saúde, segurança, atrações para a temporada, carnaval, merenda (escolar)". Assim, disse como intenção, em dezembro poderá definir ações e conversar politicamente sobre a ocupação do governo municipal. Completou afirmando que "quem venha a assumir comigo, venha sabendo o que vai fazer e não imaginando o que deve ser feito".

Maurício, que é esperto sem ser politicamente nanico, não disse nomes, porque quer divulgá-los de uma só vez: "Não quero isso em conta-gotas". Mas assegurou que todos os partidos que o apoiaram têm representante na transição e que todo o processo está sendo feito com seus aliados.
Nesta semana, alguma coisa mudou: o prefeito ainda Sua Excelência Eduardo César, que havia se negado a nomear uma equipe de transição, ao menos nomeou uma das pessoas de sua confiança, ligada ao seu Gabinete, Geraldo Rufino, para atender demandas da transição.

Sua Excelência Eduardo César - ele ainda é o prefeito - coroa sua medíocre administração, norteada por princípios os mais nanicos da política de pê minúsculo, com o desavergonhado gesto de dificultar o acesso ao novo gestor a informações fundamentais para a continuidade administrativa. Uma fundamental informação, é de se ter certeza, será dificultada: qual o real estado do caixa municipal, com qual liquidez poderá contar o prefeito eleito, cuja posse será em 1 de janeiro de 2013.

Jornaleco
A internet é uma m&rd@, facilita verificar plágios e corrupções. Basta verificar (clique no link em azul) no buscador do São Google. E, depois (ou antes, tanto faz) aqui...
Então o material para comparação estará pronto, o que está escrito na página "O Editorial" do jornaleco, e a matéria original, que implicou em trabalho intelectual e está assinada. Sobre "Editorial", não é o caso de me alongar, já escrevi sobre isso.

A opinião ora dita como "O Editorial" "Publicado em 29/10/2012 às 09:42 por Jornal Agito" é uma descarada cópia do que foi escrito por José Antonio Parimoschi, Administrador, Secretário (na época) de Finanças de Jundiaí (SP), e publicado na Revista Finanças dos Municípios Paulistas - ANO 6 - 2008.
Veja-se: o mesmo São Google que agora uso pode ter sido a fonte do "Editorial" do jornaleco.

É bom consignar: não se pretende a extinção do jornaleco, mas sim que, deixando de ser armazém de secos e molhados, assuma posição no mundo da mídia, mostrando amor por Ubatuba, tornando-se veículo de comunicação com mais qualidade, e não um esculacho para conspurcar a imagem da cidade, como faz hoje. Soa patético quando algum pau-mandado do patrão põe-se, descaradamente, a defender em tese o novo governante municipal, quando assaca bobagens contra quem nem conhece (conhecesse, não escreveria tão homéricas bobagens), só para garantir uma suposta isenção: "Cem dias - Os “cornetas de plantão” já começaram. Só falta eles estarem querendo até o dia dez de abril, duas escolas, um hospital e um teleférico ligando a ilha Anchieta a praia Grande. Eu só não acho que esse cara “bebe”, como também fuma, um baseado é claro."

É passar recibo? É. É reconhecer que o jornaleco tem leitores. É para deixar claro que Ubatuba não merece posturas como a do jornaleco, de seu patrão e de seu lacaio. E nem merecem tamanha desclassificação os habituais colunistas locais que comprometem nome e imagem com associação a tal jornaleco, "Povo da Cultura" incluso.

- texto publicado originalmente na Revista Eletrônica O Guaruçá, em 08/11/2012

2 comentários:

Anônimo disse...

Fato consumado o desgoverno de Dudu César dos postes azuis e seu puxas...Aliás,até radio e jornal(pasquim)puxava...agora quero ver de quem o jornalzinho(folhetim)vai puxar..será que só do vereador chanel das moções com suas pagina e$clusiva$$$ todas as semanas noticiando nada com coisa nenhuma????O pessoal do semanário de brinquedo com certeza ira arrastar seus intere$$s$ para outras paragens tendo em vista que Dudu não mais renderá...Com certeza tentarão "babar o egg" do prefeito eleito...Quem não tem competência tem que se valer de outros artifícios para garantir a picanha do fim de semana...Que venha Janeiro e que a estrela vermelha brilhe sobre os postes azul calcinha...e sobre as mídias mentirosas...Ass: Arauto da Jocosidade

Anônimo disse...

Acabou...agora jaz e postumamente venho tecer esse comentário...Os postes "azul calcinha"agora são lembrança...recente mas já lembrança...o poder de fogo do "Çuper" já não passa de de amarga história de nossa cidade...agora resta ver para quais lados irão os "puxa"...pois não os mesmos ja não tem "Dudu da$ maravilha$" para anunciar em suas mídias duvidosas...Creio que o único $u$piro de $$$$ será o vereador Chanel das Moções(infelizmente) reeleito que com certeza,para alimentar seu ego,toda semana continuara com suas (des)noticias de meia página...Mas,já começaram os expurgos...a duas semanas consecutivas o pasquim já teceu elogios ao "Home da Estrela Vermeia",pois o mesmo é a bola da vez e para quem não tem a mínima competência são necessários estes artifícios...Mas agora a história é outra e o nosso atual mandatário não costuma "comprar" $serviço$"...Ass: Arauto da Jocosidade