segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como votaram os bairros de Ubatuba


O percentual de abstenção de Ubatuba foi superior ao de São Paulo (17,37) e ao do Brasil (16,41), na eleição municipal de 2012: aqui faltaram às urnas 20,52% dos eleitores. Pouco mais de um em cada cinco eleitores preferiu não votar. E, dos que foram às urnas, 6,85% preferiram não escolher prefeito, pois votaram em branco ou anularam o voto.

Os dados abaixo referem-se ao quadro "Votação nos bairros".
Os maiores percentuais de abstenção foram nos bairros Itaguá e Perequê-Açu, significativamente maiores ao geral de Ubatuba. Figueira e Rio Escuro tiveram os menores índices.

Na votação para prefeito, Rio Escuro, Perequê-Mirim e Figueira foram os bairros onde Maurício Moromizato teve o maior percentual de votação. Em Picinguaba teve seu menor percentual, o único bairro onde não venceu. Também entre os menores percentuais do candidato petista figuram a Sesmaria e o Centro da cidade.

Sato, segundo lugar na maioria dos bairros, teve seu melhor percentual de votação na Puruba, e os piores na Picinguaba e na Lagoinha.

Os melhores percentuais de Frediani, que ficou em terceiro lugar geral, foram os pequenos colégios eleitorais da Picinguaba (único em que ficou em primeiro lugar) e da Sesmaria. Também ficou em segundo lugar no Sertão da Quina, Maranduba, Lagoinha, Itamambuca e Saco da Ribeira. Seus piores percentuais de votação foram no Rio Escuro e na Marafunda.

Funhanhado
Presto especial atenção ao Perequê-Mirim, onde moro, e onde não vi chegar a campanha de Moromizato. Foi agradável surpresa ver que, aqui, a rejeição a Eduardo César e a Sato - e aos candidatos a vereador por eles apoiados - foi igual, e até maior, do que no restante do município. É que as até agora tidas como lideranças políticas daqui atuaram fortemente em favor da política eduardiana, mas o povo, silenciosamente, soube escolher ao largo dos agrados, ameaças e uso das máquinas pública e religiosa. Até no ineficiente e desprovido de médico postinho de saúde daqui ocorreram ameaças aos desarvorados moradores, no intuito de que mantivessem os indicados por Eduardo César - mais um exemplo da política nanica do atual prefeito. Mas mantenho opinião: Maurício ainda não pisou o suficiente nas ruas de terra batida daqui - e de outros bairros. É um espaço ainda não ocupado, aberto à conquista de corações e mentes, agora não mais pelo discurso e sim pela execução de políticas públicas consistentes, que não sejam meros tapa-buracos que as próximas chuvas levarão. Aqui falta uma porção de coisas, saneamento básico, esgoto, inclusive. E regularização fundiária, não como reunião pré-eleitoral recheada de ameaças veladas.

- texto originalmente publicado na revista eletrônica O Guaruçá, em 22/10/2012
.

Nenhum comentário: