quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ubatuba sofre mais um apagão da Telefonica


Ubatuba sofreu mais um apagão dos serviços da Telefonica, no domingo. Sumiram os sinais do Speedy e da Telefonica Data (ISP da Trix, via rádio que tenho aqui em casa), deixando toda a cidade sem internet por mais de seis horas, entre pouco antes de meio-dia e pouco depois das 18h. Mas não foi só: aqui no Perequê-Mirim (e suspeito que em toda a cidade) os telefones fixos só faziam chamadas de três algarismos (emergências, 190 e 193, por exemplo), mas nem o 10315 funcionava: só sinal de ocupado. O 190 é atendido por uma central em São José dos Campos, o que indica o funcionamento de pelo menos parte do sistema. Mas outra parte também deixou de funcionar: meus celulares Vivo ("Uma empresa Portugal Telecom e Telefónica" de Espanha - cinco séculos depois, outra invasão ibérica predatória na América do Sul).
Aqui ainda é terra de ninguém: o segundo apagão em dois meses e a Telefonica prestará contas a ninguém. Nós, pobres usuários, jamais ficaremos sabendo o que aconteceu. As "otoridades", bem, estas não se preocupam muito (nem pouco) com essas coisas. O Ministério Público, só se for formalmente acionado e, mesmo quando isso acontece, não é garantia de que vá dar em algum resultado. Anatel? Só no dia em que anão der conta de bater em gigante.
Simplificando: cá estou a choramingar, o que é coisa muito feia. Mas, por favor, entendam: é só um desabafo, de quem nada pode fazer a não ser xingar a Telefonica.
Bem, vamos esclarecer: é só de birra que não uso acentos quando se trata de Telefonica. Porque a grafia correta seria a espanhola, Telefónica. No logotipo da empresa espanhola, o mesmo usado no Brasil, o acento agudo na vogal "o" é artisticamente realizado com uma extensão da curva superior da consoante "f" que a antecede. A grafia aportuguesada seria Telefônica, mas, apesar do gigantismo da multinacional, presente em 25 países, é apenas uma Telefonica, que se pronuncia assim: "telefoníca". É grande, mas falta-lhe grandeza. A grandeza (que é o mínimo exigível) de prestar adequadamente os serviços que diz oferecer.
No mais, tento me recuperar de uma gripe que me deixou astênico, improdutivo. O rasgo de indignação de hoje é um bem-vindo sinal de recuperação.


- Texto originalmente publicado na revista eletrônica O Guaruça 
 15/06/2010

Um comentário:

Kado disse...

Mais uma do monopolio querem acabar com o horario reduzido e a intercomunicação remunerada é o fim das pequenas operadoras.

http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso=C1451&Tipo=1&Opcao=andamento